segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Samsara



O Samsara é a ilusão em movimento; é a nossa tendência para criar um mundo só nosso que fomenta o mundo utópico também criado pelos outros e que tende a desabar, encontrando-se condenado ao sofrimento porque não é real, apesar de ser muito prazeroso. “Cego é aquele que não quer ver” já diz o ditado popular, mas as vezes vivemos esses mundos com tanta intensidade que deixamos de conseguir discernir; de conseguir distinguir o real do irreal. Tornamo-nos excêntricos de tanto acreditarmos na sua existência. Enlouquecemos. Mas um dia parei para pensar e cheguei à conclusão de que o meu mundo poderia existir se o homem fosse mais humano. Actualmente, vive-se na ilusão de que a ciência conseguirá aos poucos acabar com o sofrimento das pessoas, mas se as pessoas deixarem de sofrer, deixarão de ser humanas. Na minha opinião é o conjunto de sentimentos, emoções e sensações que formam o ser humano e não apenas a sua racionalidade. Todos nós temos de passar ao longo da vida por um roll de adversidades para amadurecermos. Não conheço boas pessoas que não tenham passado por vários problemas difíceis de ultrapassar. O sofrimento é que faz o mundo girar. O problema é que quase sempre são os pobres que sofrem. O capitalismo e o materialismo tomaram conta do mundo. Aqueles que poderiam acabar com o sofrimento do pobre não ajudam. Aliás, chegámos ao ponto que dizermos que gostaríamos que o sofrimento dos outros acabasse passou a ser piada. O tempo do Robin Wood já lá foi…e se o sofrimento é necessário, ao menos que seja igual para todos, assim não haveria tanta injustiça.

2 comentários:

AM disse...

(..)
"Não conheço boas pessoas que não tenham passado por vários problemas difíceis de ultrapassar. O sofrimento é que faz o mundo girar. O problema é que quase sempre são os pobres que sofrem."

Gostei imenso da parte do sofrimento. E o resto do artigo,como é claro.

Não me leves a mal (não devia utlizar esta expressão) mas também é possível fazer um generalização nas pessoas ricas elas também sao capazes de sofrer bastante. Por vezes até mais..

Digo isto por exemplo, uma pessoa que se note na sociedade devido a sua riqueza tem maiores dores de cabeça, do que um simples homem com uma vida pacata.Como disse uma vez um filósofo francês Blaise Pascal:

"A virtude do homem não se mede pelos seus esforços, mas pelo comportamento ordinário."

Portanto, esta bonita frase, a meu ver, aplica-se perfeitamente a maior parte dos ministros portugueses, politicos internacionais (caso do capitalismo, como tinhas já referido e muito bem) e já agora vou inserir meu irmão na lista(suspeito que me tenha roubado 3 euros e meio da minha carteira).

Para finalizar queria deixar claro que se eu estivesse na pele de um politico (especialmente português com uma grande expriência em meter a pata na poça) de certeza que arranjava um rápida forma de me suicidar.

NSW disse...

O homem é dono de sí mesmo! A evolução so depende dele próprio. A ciência é o que prova a sua evolução! Mas como as crianças, todos os humanos perante uma coisa nova querem ir ao fundo da questão. Brincar com o objecto até retirar a sua piada!