terça-feira, 26 de agosto de 2008

Onde estavas no ano passado?

"Respira fundo,
Respira fundo.


(...)

Tu e eu

Somos principalmente água.

No ano passado

A maior parte de cada um de nós

Estava no oceano.

Circulávamos juntos

No Atlântico,

Ou no Pacífico talvez,

Pois somos principalmente água.


E essa água foi erguida

Pelo calor do sol,

Pelo impacto de fotões

A cair em cascata,

Batendo no rosto do oceano.


E cada fotão

Provém do sol,

Do ventre de uma estrela;

Tu e eu fomos estrelas no ano passado.

Perseguimo-nos um ao outro

No centro turbulento do sol.


Portanto, quem vivia na tua casa no ano passado?

E onde estarás na semana que vem?

Quem é teu amigo verdadeiro e quem é o teu inimigo?

E quem serás tu no ano que vem?


Respira fundo,

Respira fundo.


Este ar sou eu,

Este ar és tu.

Este ar partilhamos.

A ti dou a minha substância e

Tu dás-me a tua.


Cada vez que respiro ligo-me

Numa órbita única

Com as grandes florestas.

A minha expiração é o seu alimento,

A deles enche os meus pulmões.

No ano passado

Eu era uma árvore

E a árvore era eu.


Todos os dias

Recolhemos substância

E continuamos a tarefa

De interminavelmente

Nos reconstruirmos

Uns dos outros


Todos os dias

Nos desfazemos de uma porção

E continuamos o ciclo

De interminavelmente

Nos devolvermos

Aos outros.


Dia a dia mudamos

E transformamo-nos uns nos outros,

A substância do universo,

Poeira de estrelas e tudo,

Atravessando cada um de nós

E nós atravessando-a


Onde estavas tu no ano passado?"
Brazier, D., "Terapia Zen (Uma abordagem budista à psicoterapia)", Editora Estrela Polar, 1ªEdição: Setembro de 2007.

Sem comentários: